Por meio do Voluntariado Martin, assumimos um compromisso com as comunidades no entorno de nossas unidades.
Quem conhece a Martin Engineering sabe que ela nasceu da preocupação com a saúde e segurança no ambiente de trabalho. O cumprimento da nossa Missão principal – de tornar mais limpo, seguro e produtivo o manuseio de materiais sólidos a granel – só é possível por meio de um compromisso com o fortalecimento das comunidades onde vivemos e trabalhamos. É nesse sentido que o Voluntariado Martin impulsiona a Visão e o legado de Edwin F. Peterson.
A cultura organizacional da Martin Engineering está baseada em valores sólidos que permeiam todas as ações das nossas equipes em todas as suas unidades, e integram as atividades do Transpire Laranja. O trabalho voluntário, por sua vez, é parte essencial dessas ações e, por isso, queremos destacar neste Blog Post algumas importantes iniciativas. Antes, no entanto, vamos retomar o conceito de voluntariado de uma geral.
A Organização das Nações Unidas (ONU) define como voluntário todo “jovem ou adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”.
Outra excelente definição, da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, aponta que o voluntariado é aquele que reúne atores sociais e agentes de transformação que prestam serviços não remunerados em benefício da comunidade, doando seu tempo, trabalho e conhecimentos. Acreditamos que essas duas definições traduzem o sentimento do Voluntariado Martin, especialmente quando pensamos nos compromissos ESG.
Para este texto, por sua vez, vamos focar na letra “S” da sigla, que refere-se a como as empresas se relacionam com seus parceiros de negócios, colaboradores, fornecedores, clientes e a sociedade como um todo, e mais: como uma corporação impacta positivamente a vida das pessoas.
É justamente com essa perspectiva que o Voluntariado Martin conecta os colaboradores com organizações do terceiro setor. No desenvolvimento do trabalho voluntário, todos os agentes envolvidos ganham. Os colaboradores são diretamente beneficiados ao desenvolverem soft skills e ampliarem o networking.
Nesse sentido, o voluntariado entra em sinergia com as estratégias de People&Culture, que visam o desenvolvimento de colaboradores, afinal, a ação social desenvolvida é também um treinamento, sobretudo, do ponto de vista do trabalho em equipe. As empresas e suas marcas também ganham, uma vez que, ao impactarem positivamente uma comunidade, tornam-se ainda mais relevantes sob a ótica dos investidores.
Voluntariado Martin: Centro de Síndrome de Down e Recanto Vovô Antônio – Lar do Idoso
Em setembro deste ano, a Martin Engineering Brasil deu início a uma parceria com o Centro de Síndrome de Down (CESD) de Campinas-SP, por meio do Programa Habilidades Sociais. A iniciativa tem como objetivo atender jovens e adultos com síndrome de Down a partir de 18 anos de idade.
O trabalho consiste no auxílio a execução de atividades presenciais internas e externas, com o objetivo de promover apoio e estímulo à manutenção e a ampliação da autonomia e independência nas atividades instrumentais de vida prática, habilidades sociais e de comunicação. Por meio de atividades sociais, busca-se fortalecer os vínculos com os serviços de convivência.
Nesse sentido, o papel do Voluntariado Martin é fundamental para o acompanhamento dos jovens e adultos durante as saídas até ao parque (olhar as travessias de rua), ajuda no estímulo das atividades físicas e também como parte de inclusão. O trabalho voluntário é desenvolvido às quintas-feiras através de um revezamento dos inscritos.
Outra ação que integra o Voluntariado Martin é o ‘Dia das Boas Ações’, que será desenvolvido a partir de novembro deste ano no Recanto Vovô Antônio – Lar do Idoso, também em Campinas-SP. O recanto é uma instituição particular sem fins lucrativos que cuida de idosos acima de 65 anos.
Durante a ação, os voluntários da Martin vão contribuir com a revitalização de jardim e pequenos reparos na estrutura do Recanto Vovô Antônio. A atividade é desenvolvida pela nossa equipe de People&Culture e integra as ações do Transpire Laranja.
Confira o vídeo institucional do CESD