A segurança no entorno de transportadores de correia é uma questão essencial.
A história da Martin Engineering se inicia a partir da preocupação com a saúde e segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho. A idealização do Vibrolator® se deu por uma inquietação de Edwin F. Peterson, ele estava focado em diminuir os riscos de acidentes para os trabalhadores em seu atual local de trabalho. Desde então, a questão da segurança é parte da missão da Martin ao redor do mundo, principalmente no entorno de transportadores de correia.
Além de fabricar produtos que movimentam materiais a granel e protegem os colaboradores contra riscos em potencial, a Martin é uma autoridade reconhecida internacionalmente em segurança.
Seja por uma cultura organizacional que tem a integridade dos trabalhadores como um pilar, ou pela edição e publicação do livro Foundations™ For Conveyor Safety (Foundations™ Fundamentos de Segurança ao Trabalhar com Transportadores), um manual com mais de 500 páginas que aborda as melhores práticas globais para o manuseio mais seguro de materiais a granel.
É justamente sobre essa importante contribuição da Martin que vamos tratar neste texto. Continue lendo e entenda como trabalhar com segurança no entorno de transportadores de correia.
A importância da segurança no entorno de transportadores
A produtividade de um transportador de correia é essencial para o sucesso e rentabilidade de uma operação. Entretanto, se ela não estiver acompanhada da preocupação com a segurança de todos envolvidos, o processo de transporte de material a granel terá fracassado, principalmente do ponto de vista das boas práticas de ESG.
Isso porque as lesões provocadas por acidentes de trabalho no entorno de transportadores podem comprometer a vida de um colaborador. Por isso, é fundamental identificar os principais riscos e eliminá-los com melhores práticas.
Os principais perigos relacionados aos transportadores de correia são mecânicos, incluindo componentes móveis que podem causar danos de entalamento em pontos de esmagamento, escoriações e queimaduras, além de zonas de pinçamento que podem causar danos devido a cortes e esmagamentos.
Todos esses perigos podem e devem ser evitados com treinamento, preparação e precauções de segurança. Por conta do grande volume e tamanho das cargas de material, da velocidade do transporte e da quantidade de energia que consomem, os transportadores mostraram ser a principal causa de acidentes industriais, incluindo lesões graves e até mortalidade.
Melhores práticas globais para manuseio de materiais a granel e para garantir mais segurança no entorno de transportadores
Ao longo de mais de 75 anos, a Martin Engineering trabalha lado a lado com especialistas de todas as indústrias que estão comprometidas com a segurança de seus colaboradores. As décadas de experiência proporcionaram uma perspectiva única sobre a importância da segurança no desempenho dos transportadores de correia.
É a partir desse vasto conhecimento que a obra Foundations foi desenvolvida. Embora cada indústria e cada país tenha seu próprio conjunto de regras específicas para o trabalho com transportadores de correia, as melhores práticas de segurança são muito comuns.
Evidentemente, é fundamental identificar a especificidade da situação de uma determinada planta. Entretanto, uma revisão completa e sistemática para identificar os riscos pertinentes a todas as tarefas e equipamentos é a base de um programa de segurança bem concebido no trabalho com transportadores.
As listas a seguir reúne as principais sugestões de práticas que a gestão deve especificar, e que os funcionários devem seguir a fim de melhorar a segurança no entorno de transportadores de correia:
Lista geral para trabalhar com segurança no entorno de transportadores
Ajuda mútua para trabalhar com segurança:
- Relatar todos os quase-acidentes, ações perigosas e lesões.
- QUALQUER colaborador pode parar QUALQUER trabalho em QUALQUER máquina a QUALQUER momento.
- Confirmar que trabalha em estado de alerta, sem impedimentos e mentalmente apto.
Ter autorização
- Todos os colaboradores devem ser autorizados e treinados para realizar o trabalho.
- Usar o ‘Sistema de parceria’: ninguém está autorizado a trabalhar sozinho.
Uniforme adequado e os equipamentos de proteção individual (EPI)
- Usar SEMPRE botas de segurança, capacete, proteção visual e auditiva.
- Usar os EPIs específicos do local.
- Não usar jóias, roupas soltas ou cabelos longos.
LOTO/BOTO
- Realizar SEMPRE os procedimentos de bloqueio, travamento, identificação e teste.
SLAM (STOP/LOOK/ANALYZE/MANAGE)
- PARE: Pense a respeito da tarefa.
- OLHE: Identifique os riscos.
- OBSERVE: Ferramentas, peças e competências apropriadas.
- GERENCIE: Realize os atos necessários para confirmar que o trabalho esteja sendo feito com segurança.
Respeitar o transportador
- Não interrompa o plano de um transportador em movimento com o corpo ou com ferramentas.
- Assuma que o transportador pode ser ligado a qualquer momento.
Treinar-se para o trabalho
- Conheça o trabalho.
- Leia e compreenda as instruções.
Usar as ferramentas corretas
- Não use ferramentas quebradas ou danificadas.
- Use as ferramentas corretas para o trabalho.
- Não sobrecarregue transportadores ou equipamentos.
Segurança
- Mantenha as proteções no lugar.
- Mantenha as áreas restritas bloqueadas e os bloqueios no lugar.
- Ao ver algo, informe sobre o que viu.
- Esteja ciente dos perigos de sobrecarga e tráfego.
Limpo e organizado
- Limpe apenas quando for seguro limpar.
- Remova o lixo, as ferramentas e o material descartado.
- Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
Como é possível notar, a gestão da segurança começa na cultura corporativa e organizacional das empresas. Se a alta gestão defende a segurança mas se concentra na produção, a mensagem que chega aos colaboradores é de que a empresa enfatiza a produção em detrimento da segurança.
Nos dias atuais, no entanto, não restam mais dúvidas de que uma cultura de segurança bem estabelecida e apoiada resulta em operações mais limpas, seguras e produtivas. Isso, por sua vez, se reflete em resultados mais rentáveis, melhores relações com a comunidade e em um ambiente de trabalho de nível superior.
Um bom exemplo de empresa que se preocupa com essa questão é aquela que possui e dá suporte para que um profissional Técnico em Segurança do Trabalho desenvolva sua atividade de prevenção. Ele é o colaborador que faz a análise minuciosa dos processos no ambiente de trabalho, levantando os riscos de cada atividade. A partir disso, ele propõe medidas preventivas para que tudo seja realizado de forma correta e segura.
Nas unidades da Martin Engineering Brasil, os técnicos em segurança do trabalho são fundamentais para propagar a nossa cultura organizacional, missão e valores, principalmente no que diz respeito à segurança.
A Martin te auxilia a tornar sua operação mais limpa e segura
Nossos especialistas podem te ajudar a tornar sua operação com transportador de correia mais limpa, eficiente e principalmente segura. Conheça e baixe gratuitamente o Foundations™ For Conveyor Safety.
Entre em contato conosco para que eles realizem um diagnóstico na sua planta:
martin-engineering.com.br
Email: br_marketing@martin-eng.com
Telefone: (19) 3709-7200