Transportador de correia demanda inspeções para boa operação da planta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O treinamento adequado para manutenção do transportador de correia garante mais eficiência e menos riscos na operação

Inspecionar o transportador de correia é a maneira mais eficaz de garantir que seu equipamento está rendendo o esperado. Assim, não apresenta nenhum risco para a segurança dos operadores. Afinal, a vida útil de um transportador de correia está diretamente ligada ao tipo de manutenção que ele recebe.

Monitorar seu transportador de correia tem uma série de vantagens, tais como:

  • Identificar logo no início desalinhamentos na correia, roletes ou trechos da correia gastos, zonas de atrito para fazer manutenção preventiva ao invés de reparo;
  • Prevenir acidentes com um calendário de verificação, construindo um ambiente de trabalho seguro e produtivo;
  • Aumentar a vida útil do transportador de correia: equipamento bem cuidado é equipamento que dura o tempo previsto faz valer o investimento.

Fabricamos produtos para manuseio de material com maior qualidade no mundo. Mas entendemos que são seus funcionários quem realmente operam os equipamentos. Isso significa que seus conhecimentos e compreensão de como o equipamento funciona é uma parte importante dessa equação para determinar sua eficiência.

Peças do transportador de correia que merecem inspeção frequente 

Mesmo que o transportador de correia seja um sistema complexo e que requer verificações como um todo, alguns itens específicos afetam diretamente a durabilidade e produtividade.

Para estes componentes são recomendadas inspeções constantes, otimizando a operação da planta. Entre estas peças, recomenda-se atenção especial para:

#1 Estrutura metálica: Checar alinhamento e nivelamento, tanto lateral como longitudinalmente. Isso pode ser facilmente efetuada esticando uma linha ao longo da estrutura e analisando os desvios;

#2 Tambores: Devem permanecer perpendiculares à linha de centro da correia e paralelos entre si. Também precisam estar limpos, para evitar desgaste irregular da correia e alteração no diâmetro;

#3 Roletes: Assim como os tambores, devem estar perpendiculares em relação à linha de centro do transportador. Além de limpos e girando livremente para não causarem desalinhamento da correia;

#4 Alimentação: Quando descentralizada, a alimentação do transportador também causa desalinhamento.


Como exemplo, o Treinamento Foundations ™ Básico pode ser personalizado e é destinado a instruir trabalhadores de nível básico para a função básica de transportadores de correia usados no manuseio de material a granel

Dispositivos de segurança também precisam de atenção constante. Confira quais deles devem ser inspecionados frequentemente:

  1. Adesivos de segurança: estes alertas precisam ser checados sempre. Afinal, cumprem a função de advertir sobre perigos de acidentes e áreas de risco;
  2. Chaves de emergência: realize testes periódicos para verificar o funcionamento ideal destas peças. Estas chaves não devem ser usadas para interrupções rotineiras dos equipamentos;
  3. Escadarias, passadiços, corrimãos e plataformas de serviço: devem seguir a norma regulamentadora. E, como são locais de passagem diária dos funcionários, é fundamental garantir suas boas condições sempre. Estes componentes precisam ser seguros porque permitem uma inspeção meticulosa diária e a manutenção preventiva de outras partes da planta.

Treinamentos para identificar problemas no transportador  

Logo na introdução, o livro Foundations, da Martin Engineering destaca a importância de compreender a correia transportadora como um sistema complexo. Então, não apenas como peças isoladas.

De acordo com o livro, não alocar recursos humanos e não treinar o departamento de manutenção pode reduzir avida útil dos componentes do transportador de 30% até 50%.

A partir deste ponto de vista, fica evidente que os funcionários precisam entender em detalhe como o transportador de correia funciona.

Portanto, a Martin oferece vários treinamentos que podem ser ajustados para a necessidade de cada empresa e de cada indústria. Confira algumas destas opções:

Treinamento Foundations Customizado de acordo com as necessidades e equipamentos do cliente

Conteúdo: Funcionamento / Instalação / Inspeção / Manutenção dos equipamentos Martin

•  Treinamento pago pelo cliente
•  Duração de até 4 horas
•  Entrega do CD Foundations™ para todos os participantes
•  Entrega de caneta + bloco para os participantes
•  Entrega de apenas 1 livro Foundations™

Treinamento para Operações, Manutenção e Engenharia

Conteúdo: Introdução a manuseio de materiais / Segurança / Pontos de Transferência e possíveis melhorias / Alinhamento da Correia / Limpeza da Correia / Controle e Supressão de Pó

• Treinamento pago pelo cliente.
• Duração de 8 horas
• 1 Kit Foundations™ para cada participante, que inclui:
• 1 pasta
• 1 caneta
• 1 bloco para anotações
• 1 calculadora
• 1 livro Foundations™


Prepare seus funcionários para te levarem para um sucesso ainda maior, com o Programa de Treinamento Foundations™

*A empresa contratante do treinamento Foundations™ deve providenciar a logística e arcar com os custos de viagem do(s) instrutor(es) que realizará(ão) o treinamento (passagens aéreas, hotel e locomoção).

**Descontos podem ser aplicáveis caso o cliente prefira CDs em vez de livros impressos. Nesse caso, enviamos um exemplar do livro como cortesia para que o cliente o mantenha em sua biblioteca para consulta.

Escolha o treinamento ideal para sua empresa e fale com um de nossos especialistas para garantir a eficiência de sua equipe!

Rodrigo Trevenzolli

Rodrigo Trevenzolli

Participe. Deixe seus comentários!

Junte-se a mais de 3.226 pessoas e contando...

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

32 anos no Brasil

Líder incontestável em soluções de manuseio de materiais a granel

Sobre a Martin

A Martin Engineering é líder mundial no auxílio às indústrias de manuseio de materiais a granel, como as indústrias de mineração, cimento, carvão, aço, entre outras, para que seus processos sejam mais limpos, seguros e produtivos.

Conteúdo Rico