O transportador de correia é o “funcionário” que mais trabalha dentro das empresas.

Eles geralmente não param, funcionando 24 horas por 7 dias na semana, praticamente o ano todo.

Mas de tempos em tempos, é necessário fazer uma pausa no transportador de correia para a realização de manutenção. 

Não importa quão bem projetados e construídos sejam, os transportadores e seus componentes demandam manutenção regular para manterem o máximo desempenho em todos os níveis de projeto. 

A importância da manutenção do Transportador de correia 

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Como os transportadores de correia são, com frequência, a linha mestra de uma operação, o desempenho e vida útil desses sistemas possui impacto direto nos lucros da planta. 

Logo, paradas não programadas e quebras inoportunas, geram transtorno para a linha e atrapalham o trabalho de todos os envolvidos. 

Por isso é importante realizar manutenções preventivas e regulares em todos os equipamentos do transportador de correia. 

Essa atitude traz mais segurança e durabilidade para os equipamentos e colaboradores que trabalham diretamente com o mesmo.

Além de evitar custos dispendiosos e desnecessários, que podem levar ao aumento de custo das operações.

Um serviço de manutenção eficiente e pontual tem como objetivo diminuir estes custos em toda a operação. 

+ Leia mais: Soluções completas da Martin para transportadores de correias

Ironicamente, as fábricas que “cortam caminho” ou que “economizam” nas atividades de manutenção e limpeza do transportador de correia, normalmente terminam gastando mais a longo prazo, em termos financeiros e ambientais, por terem que lidar com material fugitivo em suas instalações, por exemplo. 

O segredo para minimizar essas paradas não programadas é um serviço de manutenção eficiente. 

Com todas as manutenções a serem feitas, sendo antecipadamente programadas e agendadas. 

Mas os serviços de manutenção não devem ser feitos de qualquer maneira, cada peça ou etapa exige uma abordagem específica e detalhada. 

Ler os manuais e utilizar profissionais que entendem do assunto, são práticas importante para que os ajustes necessários sejam feitos de maneira eficaz e sem causar dificuldades futuras. 

Custos gerados por manutenções que não foram programadas

Cada situação é diferente, mas é claro que tratar do sintoma em vez da causa gera custos repetitivos devido ao tempo inoperante do transportador.

As interrupções não programadas são bastante dispendiosas para uma fábrica. 

O custo de um serviço é de três a sete vezes maior em uma parada de emergência do que em uma parada programada. 

Ao calcular o custo do tempo ocioso, as despesas comuns incluídas são: 

A. O custo de uma oportunidade perdida. 

B. Custo de aquisição dos componentes para substituição. 

C. Custo do trabalho de manutenção. 

D. Custo do prestador de serviço. 

E. Taxas de consultoria e engenharia. 

F. Custos de teste e análise. 

Todos esses pontos acabam gerando para uma fábrica pequena, por exemplo, um custo exorbitante e que em grande parte das vezes poderia ser evitada com uma manutenção preventiva no tempo correto. 

Saiba como a Martin pode ajudar a solucionar esse problema

A Martin Engineering possui diversas soluções que foram desenvolvidas com alta tecnologia, alta durabilidade e menor custo de manutenção. 

Para cada ponto do transportador de correia, a Martin dispões de soluções que aumentam a eficácia e produção, de forma a não ter paradas não programadas e demandar menos manutenções ao longo de sua vida útil.  

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