O monitoramento de roletes para correia transportadora garante o bom funcionamento
Os roletes para correia transportadora são componentes essenciais para o bom funcionamento do equipamento.
Estas peças são compostas por um conjunto de rolos, que possuem rotação livre. Eles são usados para guiar e suportar as correias transportadoras em seu trajeto.
Conforme o volume de trabalho e o tipo de material transportado, cada correia deve usar determinados roletes para correia transportadora. Existem diversos tipos de roletes para correia transportadora, tais como:
- Rolete de retorno: apoia o trecho de retorno das correias;
- Rolete de impacto: ameniza o impacto dos materiais em pontos de carregamento;
- Rolete autoalinhador: com estrutura giratória, mantém o controle do deslocamento lateral em trechos da carga ou retorno;
- Rolete de anéis: formado por anéis de borracha com espaço, ameniza e limpa o material acumulado;
- Rolete de transição: usado para auxiliar a passagem da correia entre tambores e roletes;
- Rolete espiral: com rolo em forma de espiral, desprende materiais da correia;
- Rolete em catenária: são rolos pendentes com interligações articuladas entre si.
Cuide dos roletes para correia transportadora
Os roletes devem estar perpendiculares em relação à linha de centro do transportador, limpos e girando livremente. Isso porque roletes travados, girando com dificuldade ou mais lentos que os outros causam desgaste irregular e desalinhamento da correia.
Desta forma, as rotinas de manutenção preventiva periódica nestes equipamentos para identificar o travamento dos rolos são fundamentais.
A vedação com guias laterais, utilização de raspadores e limpeza periódica são apenas algumas ações que impedem o travamento e o derramamento de material.
E, quando rolos fizerem ruído de atrito metálico, é provável que os rolamentos estejam sujos por material e com lubrificação comprometida. Nesta situação, recomenda-se a substituição imediata do rolo para evitar que ele trave.
No caso dos rolos revestidos com anéis de borracha, além da verificação de travamento, deve-se estar atento ao desgaste do revestimento.
Assim, o desgaste prematuro desta borracha é prevenido e o contato da correia diretamente com o tubo metálico dos rolos evitado.
Melhores práticas em segurança com roletes para correia transportadora
Os roletes para correia transportadora devem ter proteções necessárias nos pontos de esmagamento.
O livro Foundations, da Martin Engineering, detalha que estas proteções devem impedir o contato com os pontos de pressão em movimento das equipes que trabalham próximas ao transportador.
No caso de instalação suspensa, como áreas de trabalho, passarelas e vias, os roletes devem ser equipados com uma proteção estilo cesto.
Desta forma, o equipamento de segurança segura o rolete caso ele se desprenda do respectivo suporte. Estas barreiras de proteção ainda devem evitar que material fugitivo se acumule.
Acessórios para facilitar troca e manutenção de roletes
Pensando na eficiência e segurança da operação de transportadores industriais, a Martin Engineering desenvolveu alguns produtos como:
1. Rolete de retorno EVO
É um rolete pivotante montado sobre trilhos, que permite manutenção rápida e segura, por um lado só do transportador. O projeto Trac-Mount (sobre trilhos) reduz o risco de ferimentos aos operadores.
Entre as características desta peça da Martin é que ele requer ajuste mínimo e adaptação a qualquer correia, de 24 a 72 polegadas de extensão.
Além disso, o EVO ainda possui suporte universal, que serve à maioria das polias e tamanhos dos principais fabricantes.
2. Kit de Substituição de Rolete Martin
Aprimora o sistema de sustentação de transportadores de correia, estabilizando o fluxo de material, melhorando a vedação e prevenindo derramamento. Este kit se adéqua a polias de diversos fabricantes e facilita a troca de roletes.
Outra vantagem deste kit é reutilizar as estruturas existentes e roletes centrais para aprimorar o sistema com melhor custo benefício.
3. Protetor de Rolete
Este protetor de roletes para correia transportadora foi desenvolvido para proteger o acesso aos roletes de retorno, aumentando a segurança e a produtividade da fábrica. Feito em aço, se adéqua aos principais fabricantes de roletes de retorno.