Para maior eficiência no transporte de materiais, segurança e produtividade, é preciso escolher o raspador de correia adequado
O raspador de correia é um equipamento fundamental para manutenção e limpeza das correias transportadoras. Afinal, a principal função de um raspador de correias é remover materiais que grudam no transportador de correia.
Além de ser importante para a limpeza, o raspador de correia ajuda a evitar desperdícios durante o transporte do material. Portanto, impede que materiais aderidos no transportador se soltem e caiam sobre outros equipamentos da planta.
O raspador de correia pode ser primário ou secundário. Ou seja, destinados a diferentes pontos do transportador industrial.
- Raspador primário
Um raspador primário geralmente é instalado no tambor de descarga, fazendo a primeira parte da limpeza.
- Raspador secundário
Já um raspador de correia secundário vai após o tambor, removendo material que ainda tenha resistidos ao raspador primário.
Para escolher o raspador de correia mais adequado para o transporte de material que você executa, é importante considerar fatores como:
- Largura e velocidade da correi;
- Temperatura do material transportado;
- Diâmetro da polia;
- Entre outros.
Contudo, conte sempre com a opinião especializada de quem lida há décadas com transporte de materiais a granel.
Motivos para instalar um raspador de correia
Mais do que uma questão de limpeza, manter as correias transportadoras limpas é sinônimo de otimizar a produção.
Por consequência, entre as vantagens de instalar um raspador de correia estão:
- Segurança: material fugitivo acumulado sob a correia pode causar acidentes como perigosas quedas de funcionários. Além disso, a poeira sem contenção pode causar problemas de saúde, incendiar-se e até causar explosões;
- Lucratividade: reduzir material fugitivo, consequentemente o custo da limpeza e manutenção;
- Menor perda de material: ao raspar as correias para limpá-las no tambor de descarga, o raspador de correia mantém o material a granel na direção certa nos pontos de transferência;
- Durabilidade: material remanescente ou fugitivo danifica rolos e roletes, fazendo com que as correias desfiem e fiquem desalinhadas.
Raspadores primários
O raspador de correia primário é projetado para limpar completamente o material a granel das correias transportadoras.
Os raspadores projetados pela Martin Engineering podem ser instalados em correias de até 96 polegadas (2500 mm) de largura e velocidades de até 8 metros por segundo.
Estes modelos são fabricados com aço de alta qualidade e pensados para uma manutenção descomplicada. Dentre alguns modelos de raspador de correia primário estão:
- Raspador QB1 HD: garante uma correia limpa e maior vida útil da lâmina, com menor custo. Utiliza lâminas com design patenteado que mantém constante a pressão e o contato com a correia, fazendo a limpeza durar mais. Outra vantagem é que a substituição da lâmina deste raspador pode ser feita sem ferramentas, em apenas alguns minutos;
- Raspador QC1 HD: este raspador de correia é adequado para aplicações pesadas em correias de 400 a 2400 mm operando em velocidades de até 4,6 m/s. Apresenta lâmina única de uretano moldado em curva, combinando desempenho robusto de limpeza com troca rápida de lâmina;
- Raspador CleanScrape: este raspador é montado diagonalmente no tambor de descarga e forma uma curva tridimensional. Apesar da pressão de contato relativamente baixa entre correia e raspador, sua eficiência de limpeza varia entre 80% a 95%.
Raspadores secundários
Este tipo de raspador de correia geralmente é instalado perto do raspador primário para conduzir o material limpo ao fluxo principal.
Confira alguns destes modelos projetados para trabalhar com correias de alta velocidade de diferentes larguras:
- DT2 Inline Cleaner: encaixa-se em espaços estreitos, com uma lâmina deslizante que permite um serviço rápido de limpeza da correia. Adequado para serviço médio ou pesado, em correias de 24 a 96 polegadas operando em velocidades de até 3,5 m/s.
- SQC2S Cleaner: este raspador de correia é feito com lâminas de carbeto de tungstênio individualmente almofadadas para esferas ou lâminas. É um limpador robusto, com amortecedores de borracha que mantêm a pressão de limpeza e também tem a substituição da lâmina simples, apenas com remoção do pino.
Para conhecer mais soluções, basta entrar em contato e falar com um de nossos especialistas!