As empresas buscam de forma eficaz, ter processos bem sucedidos com o manuseio e transporte de materiais a granel; e para que este objetivo seja alcançado, é imprescindível que tudo ocorra sem interrupções, perdas e sem gastos extras. Uma peça chave para o sucesso geral do transporte de materiais são os pontos de transferência. 

Os pontos de transferência são muito importantes em todo o processo de transporte de materiais a granel, porque se o material é mal carregado, o transportador pode sofrer sérios danos em sua estrutura e na correia; ou se o material escapa, o material fugitivo pode causar vários problemas e necessidade de manutenção. Em ambos os casos, isso acarretará numa redução na eficiência da produção, gerando um aumento nos custos de operação e manutenção.

Além dos problemas apontados acima, existem outros desafios que podem ser causados por complicações nos pontos de transferência. Neste artigo apresentaremos outras situações problemáticas e formas de solucionar através de equipamentos adequados e boas práticas de cuidados. Veja mais a seguir. 

Principais problemas enfrentados com pontos de transferência

O ponto de transferência é o local que o material será carregado ou descarregado, um modelo típico é composto de chutes de metal que guiam o fluxo do material. Outros tipos de pontos existentes na extensão do transportador incluem sistemas para regular o fluxo, para acomodar apropriadamente o fluxo dentro da estrutura receptora e para impedir a saída de material fugitivo.

Colocando em termos práticos, um ponto de transferência ideal colocaria a quantidade especificada de material na correia receptora, realizando o trabalho da seguinte forma: Acomodando o material no centro da correia, a uma taxa uniforme na direção de movimento da correia, na mesma velocidade dela, após a correia estar totalmente côncava, com força de impacto mínima.

Este seria o cenário ideal para o dia-a-dia, mas há diversos fatores que impedem; como por exemplo, problemas com o terreno em que são instalados os pontos de transferência, design dos equipamentos inadequado para o material que é transportado, entre outros. 

Além dos fatores externos que exercem forças adicionais sob os pontos de transferência e as correias. As características do material, os movimentos do ar e os níveis de impacto devem ser considerados em qualquer sistema. 

Além disso, muitas exigências impostas pelo processo geral da fábrica sujeitarão os pontos de transferência a forças e limitações adicionais. Porém há formas de solucionar estes problemas e três serão apresentados a seguir. 

Formas e materiais que auxiliam a solucionar os problemas 

Existem atualmente algumas abordagens básicas para um projeto de pontos de transferência bem sucedidos. A primeira e também mais comum é o método habitual de esboçar uma solução usando princípios básicos para adequar o layout mestre dos transportadores. 

A segunda forma de trabalhar é com a especificação de componentes críticos do ponto de transferência e o projeto geral do layout do transportador para minimizar os problemas com pontos de transferência. 

O terceiro método é uma solução de engenharia bem mais completa. Ele utiliza as características do material a granel e produz chutes customizados, os quais minimizam o desvio da trajetória do material a granel e colocam o material na próxima correia, na direção apropriada e na velocidade da correia receptora. 

Essa terceira classe de pontos de transferência é caracterizada pelas especificações que exigem que o material a granel seja testado em termos de suas propriedades de fluxo. A transferência do material de uma correia para outra é projetada usando a mecânica de fluidos para minimizar o pó, o derramamento e o desgaste. 

Esse tipo de projeto pode ser realizado tanto em novas construções como para melhorias em pontos de transferência existentes. Atualmente há diversos produtos e soluções para pontos de transferência, como os da Martin Engineering, que são projetados especificamente para serem eficazes durante uma longa vida útil, mesmo nas mais exigentes condições. Saiba mais sobre os produtos oferecidos AQUI