Mais de 80% dos problemas na produção e manutenção de correias industriais podem ser reparados. É preciso cuidados especializados para os equipamentos!

A vida útil das correias industriais está diretamente ligada a fatores como um bom projeto, operação correta, manutenção regular… Ademais, claro, contar com uma equipe que entenda muito bem do funcionamento de correias industriais.

De acordo com o livro Foundations: Fundamentos de Segurança para se Trabalhar com Transportadores de Correia da Martin Engineering:

Cerca de 85% dos problemas na produção e manutenção de correias industriais estão relacionados a materiais fugitivos: pó, derramamentos e material de retorno. 

Equipamentos para melhorar desempenho das correias industriais 

Correias industriais podem se tornar ainda mais eficientes com adição de peças como raspadores de correia. Afinal, estes equipamentos mantêm as correias limpas. Isso porque eliminam material de retorno e tornam os sistemas de transportadores mais seguros e mais produtivos.

Certos raspadores de correias industriais funcionam com todas as larguras de correias e velocidades. Independentemente da indústria ou do tipo de material.

Mais do que manter as correias limpas, os raspadores aumentam a eficiência da produção. Reduzindo material fugitivo e diminuindo o custo da limpeza e manutenção.

Equipe treinada para manutenção de transportador industrial 

É fundamental ter uma equipe treinada, que entenda as correias industriais como sistemas complexos. Nos quais qualquer mudança em um dos componentes pode ter consequências indesejadas para o equipamento como um todo.

É fundamental a compreensão básica sobre como os transportadores são projetados e quais componentes fazem parte deste sistema. Assim, a manutenção das correias industriais resolverá a causa dos problemas ao invés de apenas oferecer o paliativo para um sintoma.

Entre as vantagens de garantir a correta manutenção das correias industriais estão reduzir a necessidade de reparos e reposição de peças. Isso aumenta a vida útil do equipamento.

Programas terceirizados de manutenção de correias industriais

Para garantir que sua correia industrial funcione com o nível de desempenho ideal, é preciso manter o equipamento o mais limpo possível. Para isso, sua empresa pode realizar estas operações com próprio pessoal ou contratar equipes especializadas.

Empresas, por exemplo, como a Martin Engineering oferecem serviços como o MartinPLUS, para a manutenção de equipamentos como transportadores e canhões de ar. Este serviço inclui a visita de técnicos profissionais na unidade de produção para uma avaliação minuciosa do equipamento em intervalos regulares.

Este programa está disponível em três níveis de serviço que você pode escolher. Além de planos personalizados para atender às suas necessidades específicas.

Neste serviço, os técnicos assumem total responsabilidade pela manutenção do seu equipamento. Substituindo os componentes desgastados, sempre com foco em maximizar o desempenho e a eficiência. Isso também dá a você uma certeza do nível de custo, tornando mais fácil projetar e gerenciar seu orçamento.


Há três tipos de serviços a serem escolhidos em relação ao melhor funcionamento de correias industriais pela Martin Engineering. Entenda melhor!

O que considerar na manutenção de correias industriais 

1. Bom projeto:

Parece simples, mas projetar correias industriais com acessos seguros para os componentes que precisam de manutenção mais frequente às vezes esbarram no orçamento.

Porém, um bom projeto é garantia de menos perdas de materiais. Além de acesso facilitado às áreas do transportador que precisam de monitoramento e, por consequência, prolongada vida útil do transportador.

2. Monitoramento:

Ter um calendário organizando o monitoramento constante das correias industriais é uma das formas de perceber falhas de funcionamento ou infiltrações de material no equipamento.

Portanto, previnem-se danos maiores e acidentes de trabalho.

3. Substituição:

Peças como rolos, roletes, emendas de correia, acopladores, motores, revestimento, correias e raspadores de correia desgastados ou danificados devem ser substituídos o mais rápido possível. E, claro, seguindo os padrões de segurança.

4. Reduza riscos de incêndios:

Sempre investigue o odor de borracha queimada proveniente das correias industriais. Posteriormente, elimine fontes potenciais de incêndio, como por exemplo rolamentos superaquecidos e desalinhamento das esteiras.

5. Limpeza:

A poeira ou material fugitivo que se acumula pode danificar as correias industriais e até causar acidentes de trabalho. Certamente, garantir uma rotina de checagem, limpeza e manutenção seguras dos transportadores é uma forma de aumentar a vida útil do equipamento.

Para dar andamento em suas ações de segurança e manutenção em sua empresa, fale com um de nossos especialistas e garanta a vida útil de correias industriais de maneira correta!