Papel da Mineração na Descarbonização
Você já ouviu falar no processo de descarbonização?
Este tema está em alta no mercado mundial, ainda mais na Mineração, setor que tem um papel crucial na promoção da transição energética originária de fontes renováveis, gerando assim, reflexos na redução das emissões de carbono.
O que é o processo de descarbonização?
É a eliminação gradual do carbono como fonte geradora de energia, ou seja, a realização da denominada transição energética. Esse processo consiste em eletrificar a economia mediante energias alternativas limpas que emitam apenas aquilo que o planeta pode absorver.
Qual o papel do setor de Mineração nesse processo?
O Presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Édio Lopes, argumentou que “As fontes de energia renováveis que têm registrado o maior crescimento nos últimos anos – eólica e solar – as baterias instaladas em veículos automotores e outros equipamentos dependem da disponibilidade dos chamados minerais do futuro, tais como nióbio, lítio, terras raras, cobalto e quartzo”.
Ou seja, o setor Mineiro terá papel fundamental no processo de descarbonização, haja vista que ele será o responsável pela extração e tratamento dos minerais denominados como “minerais do futuro”.
Quais incentivos estão sendo oferecidos?
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o governo tem tomado medidas para fortalecer a mineração do Brasil e elevar a oferta de minerais críticos para proporcionar inovações tecnológicas voltadas à promoção da transição energética.
“Considerando que as tecnologias de energia renovável cada vez mais são intensivas em uso de minerais e que a mineração também vem adotando tecnologias focadas na redução das emissões de carbono nas suas várias atividades, seja de extração, concentração, seja na cadeia de transformação mineral, temos atuado no fortalecimento do segmento, com a adoção de políticas, programas e diretrizes e leilões voltados ao crescimento social e sustentável da atividade”, disse.
O processo já começou!
A Vale, segunda maior produtora de minério de ferro do mundo, está em negociações para criar parcerias com siderúrgicas que representam 30% da produção global em meio à corrida da mineradora para despoluir as operações. A empresa assinou memorandos de entendimento com seus maiores clientes para desenvolver soluções como a redução do uso de sinterização no processo de fabricação de aço.
Acordos estão em vigor com a Hyundai, com a Ternium na América Latina, Liuzhou Iron & Steel e Jiangsu Shagang, da China, e três outras siderúrgicas asiáticas.
E a Martin®?
Nós também estamos fazendo nossa parte!
O Raspador Martin® EcoSafe contribui para que você atinja a excelência de performance de limpeza das correias transportadoras, sem ser insuficiente no quesito da sustentabilidade. Ele tem menor impacto ambiental devido à redução na emissão de CO2 durante o processo de fabricação, além de menor descarte de material no meio ambiente em razão do maior aproveitamento da lâmina.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções.