O treinamento de funcionários e a cultura de execução de procedimentos padrão são fatores essenciais para segurança na movimentação de materiais a granel.

Garantir que a movimentação de materiais a granel ocorrerá de forma segura é determinante na eficiência da produção. Afinal, essa movimentação, quando livre de riscos, é sinônimo de prevenção de lesões e doenças entre os trabalhadores. Além do aumento da produtividade.

No Brasil, a Norma Regulamentadora Nº22, a famosa NR-22, trata da Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração, por exemplo. Ou seja, esta regulamentação determina os procedimentos que precisam ser adotados por empresas que fazer movimentação de materiais usando esteiras ou transportadores industriais.

Melhores práticas para movimentação de materiais

Além da N-22, outra referência na solução de problemas relacionados à movimentação de materiais a granel é o livro Foundations: Fundamentos de Segurança para se Trabalhar com Transportadores de Correia”. Esta publicação da Martin Engineering detalha questões como redução de risco na operação de correias transportadoras e tem versão gratuita para download em PDF.

Clique no banner abaixo para acessar:

Baseado nestas referências compilamos as práticas mais recomendadas para garantir a movimentação de materiais a granel com segurança. Confira:

1. Comece treinando os funcionários

Educar continuamente todos os funcionários sobre a maneira mais segura de operar maquinário para movimentação de materiais é essencial na prevenção de acidentes. Portanto, alerte os operários sobre os riscos e os faça entender quais perigos existem ao redor.

Assim, a empresa se certifica de que somente o pessoal autorizado, treinado e competente vai operar ou consertar equipamentos. E, a menos que o trabalho do funcionário exija isso, ele deve se manter afastado dos transportadores.

Também é fundamental que todas as pessoas que operam transportadores ou atuam perto deles saibam como fazer um desligamento em caso de emergência.

2. Compartilhar e analisar informações

Relatar todos os quase-acidentes, ações perigosas e lesões que ocorrem é uma abordagem eficiente para redução de riscos. Afinal, o conhecimento sobre este tipo de ocorrência contribui para melhoria dos processos relacionados à movimentação de materiais. Além disso, aprimora o treinamento de pessoal.

Também é preciso garantir que todos os funcionários trabalhem em estado de alerta, sem impedimentos e mentalmente capazes.

3. Aplicar o sistema de parceria

Isso significa assegurar que nenhum funcionário pode trabalhar sozinho e sem autorização para operar a movimentação de materiais.

4. Distribuir uniforme adequado e equipamentos de proteção

Fazer com que funcionários usem e cuidem do uniforme e do equipamento de proteção individual (EPI) reduz riscos. Estes equipamentos devem seguir as normas da fábrica e ser adequados também para tarefas específicas.

Num ambiente em que ocorre movimentação de materiais a granel são proibidas roupas folgadas, joias, gravatas, cabelos compridos e despenteados. Entre os EPIs frequentemente recomendados estão as obrigatórias botas de segurança, capacete, proteção visual e auditiva.

Lee Buchsbaum/LMB Photography

5. Assegurar que procedimentos padrão sejam executados

Garantir que todos os funcionários saibam quais os procedimentos padrão de operação e que sejam hábito contínuo na execução de tarefas é essencial para a segurança.

Entre estes métodos, estão os procedimentos de bloqueio, travamento, identificação e teste. Outro procedimento é o SLAM (stop/look/analise/manage). Ou seja, isso significa que cada funcionário deve seguir quatro passos:

  • Parar: pense a respeito da tarefa.
  • Olhar: identifique riscos.
  • Analisar: ferramentas, peças e competências apropriadas.
  • Gerenciar: execute atos necessários para que o trabalho seja feito com segurança.

6. Respeitar o transportador

Os equipamentos que fazem a movimentação de materiais não devem ser atravessados pelos funcionários ou por ferramentas. Assim, segundo a NR-22, só é autorizado o trânsito por baixo de transportadores contínuos em locais protegidos contra queda de materiais.

7. Limpar em segurança

Por último… Mas não menos importante: segundo a NR-22, a limpeza e manutenção dos transportadores só podem ocorrer quando o equipamento equipamento estiver parado e bloqueado. Porém, a única exceção é nos casos de limpeza com jato d’água desde que este possua mecanismo que proteja o contato acidental do trabalhador.

Esperamos que nossas dicas tenham auxiliado a como manter a segurança diante da movimentação de materiais a granel no dia a dia. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco!