Tudo tem a presença da mineração. Desde os alimentos que você consome, passando pela sua casa, seu celular e até produtos que vão auxiliar no modo de vida mais sustentável.
Se não fosse pela atividade mineira, você certamente não estaria lendo este blog post no seu smartphone ou computador. Isso porque os equipamentos só foram fabricados e desenvolvidos graças aos recursos descobertos e extraídos pela mineração.
A atividade de extração de minérios está presente no Brasil desde a sua colonização. Sua importância para a economia nacional é imprescindível, uma vez que é responsável por boa parte do superávit da balança comercial brasileira, além de propiciar investimento e desenvolvimento das mais distantes regiões do país.
Mas não é só uma questão econômica. A mineração está mais perto do que você imagina. Entenda a seguir como os minerais estão presentes no seu dia a dia.
O seu cotidiano tem muito da mineração
Seja na construção de casas, na fabricação de veículos e eletrodomésticos, além de novas tecnologias e produtos usados na área da saúde, a mineração é responsável pelo surgimento e produção de soluções que trazem qualidade para a vida das pessoas. Ela contribui diretamente para o progresso e evolução da vida em sociedade.
É graças a diversos minerais que aviões são fabricados, por exemplo. Outra contribuição essencial está na saúde, já que é a partir dos insumos minerais que muitos medicamentos são desenvolvidos. E não se trata apenas de recursos para a produção de bens e materiais. Minerais como o cálcio, ferro, zinco, fósforo e magnésio são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo humano.
Outros exemplos que ilustram a presença dos minerais no cotidiano de uma pessoa são o flúor – dos cremes dentais – o sódio – do sal de cozinha – e o ouro utilizado na fabricação de placas-mães de computadores e notebooks.
Setores em que a mineração está presente
Como foi possível notar, a mineração faz parte do nosso cotidiano. A atividade mineira, por sua vez, é essencial para o desenvolvimento e expansão de diversos setores da cadeia produtiva nacional.
Construção civil – a mineração é responsável por fornecer os insumos fundamentais para o desenvolvimento e atividade deste setor. As paredes são construídas com tijolos feitos de argila, um composto de silício e oxigênio. O cimento, por sua vez, é um produto feito a partir do calcário, composto que contém carbono e cálcio. As tintas possuem titânio, enquanto que os pilares das construções são feitos de aço, ferro, tungstênios e outros minérios. A parte elétrica de qualquer obra necessita do cobre, presente nas fiações.
Agricultura – a produção de alimentos também se vale dos recursos extraídos pela mineração. Ao longo da produção agrícola, muitos minerais integram o processo. O calcário, por exemplo, está presente nos produtos corretivos para o solo. Já os equipamentos usados na irrigação, como bombas d’água, também possuem recursos extraídos pelas empresas mineradoras.
Saúde – A medicina e a odontologia são duas áreas em que a mineração é imprescindível. Os aparelhos de Raio X, de tomografia e mamografia, por exemplo, possuem componentes feitos a partir de material pesado como urânio e minerais radioativos. Como dito anteriormente, alguns medicamentos são desenvolvidos por meio de minerais como potássio, fósforo, magnésio, boro e bário, presentes nos remédios contra enxaqueca.
Mineração: um pilar da economia e do desenvolvimento do Brasil
Tendo um papel preponderante na vida das pessoas e estando presente em diversos setores, é inevitável que a mineração tenha protagonismo na economia nacional. A atividade mineira é responsável direta por quase 5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Ao fornecer insumos para indústrias como siderúrgicas, fertilizantes, petroquímicas e metalúrgicas, a mineração atrai investimentos estrangeiros.
Esse cenário, por sua vez, proporciona a geração de empregos diretos e indiretos, seja na expansão de empresas dos outros setores, ou das cidades e estados onde a mineração está presente. A mineração é responsável ainda por um legado de desenvolvimento social e tecnológico ao fortalecer a arrecadação tributária. Tanto é que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades mineradoras é, em média, superior ao dos próprios estados, apesar de estarem distantes de centros urbanos.
Martin Engineering Brasil e a Mineração
A mineração é sem dúvida uma atividade essencial para o desenvolvimento brasileiro. Por isso, para a Martin Engineering Brasil é uma grande satisfação ter empresas desse setor como parceiras. Nossas soluções estão presentes em diversas mineradoras do país. A Martin é líder incontestável em soluções de manuseio de materiais a granel.
martin-engineering.com.br
e-mail: br_marketing@martin-eng.com
Telefone: (19) 3709-7200