O mercado global está focando em três letras para os próximos anos: ESG. A sigla que significa ambiental, social e governança, corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização/instituição.

O termo foi cunhado em 2000 em uma publicação do Pacto Global em associação com o Global Bank chamada Who Cares Wins. Surgiu de uma provocação do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.

A compreensão e aplicabilidade dos critérios ESG pelas empresas globais está se tornando cada vez mais uma realidade! Atuar de acordo com as normas ESG aumenta a competitividade do setor empresarial, seja no mercado interno ou no externo.

No mundo de hoje, em que empresas são monitoradas de perto por seus diversos stakeholders, o ESG é uma indicação de poder, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades do mercado. Além disso, de acordo com o Climate Change and Sustainability Services, da Ernest Young, as informações ESG são essenciais para a tomada de decisões dos investidores atualmente.

Pacto Global

Apresentando uma estreita relação com as questões ESG, para validar essas práticas e trabalhar em conjunto para alcançar resultados significativos, a ONU criou uma iniciativa baseada em 10 princípios globais denominada Pacto Global.

O Pacto Global das Nações Unidas está em uma posição única para apoiar as empresas no caminho de alinharem suas práticas a um futuro sustentável e inclusivo. Os Dez Princípios sobre Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção oferecem um modelo para empresas que buscam fazer parte do esforço coletivo para reconstruir e voltar mais fortes após a pandemia do COVID-19.”

 

António Guterres | Secretário-Geral da ONU e Presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU.

De 2021 a 2023, a ambição estratégica do Pacto Global é acelerar e aumentar o impacto coletivo global dos negócios, apoiando os Dez Princípios e alcançando os ODS por meio de negócios responsáveis ​​e ecossistemas que possibilitem mudanças efetivas.

A Martin Engineering está totalmente alinhada aos princípios básicos do Pacto Global.

Ser líder global exige muito mais do que produzir produtos e tecnologias inovadoras com segurança, implica honrar compromissos com a sociedade, o meio ambiente e a transparência corporativa.

Nosso compromisso em melhorar o processo de manuseio de materiais a granel por meio da inovação é a base principal que impulsiona nossos negócios. É uma das principais razões pelas quais nossos clientes nos mostram uma fidelidade incrível há décadas.

Em qualquer tipo de processo mecânico, incluindo manuseio de materiais a granel, toda eficiência leva à eficiência energética. Essa firme crença se reflete em nossos produtos e sistemas, bem como em nossos processos internos de fabricação. Cada produto que fabricamos é projetado para tornar o fluxo de material mais eficiente, resultando em uma operação que requer menos energia. Além disso, trabalhamos com clientes em áreas que buscam melhorar o meio ambiente ao nosso redor, como usinas de reciclagem e usinas de biomassa.

10 Princípios do Pacto Global

Procuramos manter os mais elevados valores éticos e criar uma cultura que valorize a honestidade, integridade e transparência. Comprometidos com a segurança do produto e o atendimento ao cliente, trabalhamos da maneira certa com nossos clientes e nossos colaboradores. Além disso, protegemos com afinco os direitos dos colaboradores que desenvolvem nossos produtos.

A segurança e o bem-estar de nossos colaboradores é um pilar essencial da Martin®. Nossa cultura é orientada para a escuta ativa, aprendizado constante, oportunidade de crescimento e, claro, um sorriso no rosto!

Prova disso é a recente entrada da Martin Engineering Colômbia no Pacto Global. A unidade iniciará sua participação nas atividades programadas ao longo do ano e aproveitará os recursos que a rede oferece. Estamos muito orgulhosos!

A primeira unidade latino-americana a ser aceita no pacto é apenas o primeiro passo. Somos apenas uma pequena parte dessa gigante engrenagem voluntária que visa tornar o mundo um lugar mais justo, seguro, harmonioso e sustentável. Estamos procurando expandir esse relacionamento entre o Pacto Global e a Martin Engineering em toda a América Latina.

#unidossomosmelhores

Saiba mais sobre a estratégia do Pacto Global até o ano de 2030 aqui.

Na Martin Engineering também estamos fazendo a nossa parte.

Conheça mais sobre nossas soluções e ações em nossas redes sociais.