No setor de cimento, manter o material se movimentando pelos transportadores é essencial para ter uma operação mais eficiente. As soluções da Martin garantem a disponibilidade do sistema transportador.

A expansão da indústria da construção traz novos e diários desafios para as empresas do setor de cimento. Com a demanda alta, a necessidade de movimentar o material com rapidez é cada vez maior e isso exige dos transportadores e outros equipamentos da operação.

O desafio de cada indústria do setor de cimento é manter a produção se movimentando pelos trituradores, pré-aquecedores, resfriadores de clínquer e fornalhas, durante todo o percurso até os silos de armazenamento, da forma mais eficiente possível.

Nesse cenário, contar com sistemas auxiliares para os transportadores é essencial para garantir a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos. E é justamente nesse momento que a Martin Engineering contribui para garantir o pleno funcionamento da operação de transporte de material a granel. Continue lendo e entenda como nossas soluções têm ajudado o setor do cimento.

Setor do cimento: principais problemas que atingem o transporte de material

Um dos principais problemas que atingem o transporte de material a granel em uma empresa do setor de cimento é o acúmulo do produto nas estruturas e na própria correia transportadora. Ao movimentar grandes volumes sólidos, o material adere às partes do transportador, o que causa grandes problemas ao sistema, já que ele leva ao desalinhamento e, até mesmo, possíveis rasgos de correias, por exemplo.

O acúmulo, por sua vez, proporciona ainda o surgimento do material de retorno, que vai exigir um sistema de limpeza eficiente e que seja capaz de atender as especificidades do material transportado, como quantidade e densidade do produto.

Os especialistas da Martin identificaram, ao longo de anos de experiência em indústrias do setor de cimento, que o acúmulo de produto e material de retorno ocorre principalmente quando se transporta um material pegajoso ou molhado, fino ou escamoso e quando as condições da superfície da correia são ruins.

Há ainda um terceiro problema que frequentemente afeta empresas do setor de cimento: o desgaste das estruturas do transportador, silos de armazenamento e caçambas de veículos. A rotina de transporte de material pesado, geralmente em ambientes mais severos como no carregamento de clínquer e escória, acelera a degradação das estruturas pela natureza abrasiva da operação.

Todos esses problemas, por sua vez, levam à indisponibilidade do sistema ou equipamentos, o que afeta completamente a eficiência da operação, além de potencializar riscos aos colaboradores em planta.

Entenda como as soluções da Martin resolvem os problemas do setor de Cimento

Soluções Martin: mais confiabilidade e disponibilidade no setor de cimento

Os especialistas da Martin Engineering visitam diariamente plantas e operações de empresas do setor de cimento em todo o mundo. O conhecimento acumulado dessas experiências se traduz em soluções inovadoras e tecnológicas que resolvem os problemas dessa indústria. São fabricados produtos duráveis que transportam de forma eficiente materiais a granel como cal, gesso, clínquer e carvão para clientes de diversos países.

Canhão de Ar – Os canhões de ar liberam rajadas cronometradas de ar compactado que eliminam fluxos e obstruções em silos de processo sem danificar seus equipamentos. A Martin também oferece bicos inovadores que podem ser facilmente removidos pelo lado externo para limpeza ou substituição sem que seja necessário remover todo o canhão de ar, além de conjuntos de válvulas e controles eletrônicos de alta qualidade. Ao eliminar obstruções e acúmulos que restringem o fluxo, sua operação pode processar mais material com maior rapidez, gerando vários resultados positivos.

Raspadores – Os raspadores de correia primários da Martin Engineering são projetados para limpar completamente o material a granel das correias transportadoras e podem ser instalados em correias de até 120 polegadas (3.000 mm) de largura e velocidades de até 10 m/s. As estruturas dos nossos produtos são fabricadas com aço de alta qualidade para que sejam duráveis e robustas.

Chapa de Desgaste – A chapa é um revestimento contra desgaste que foi desenvolvido para operações que exigem alta resistência dos equipamentos. Para a sua confecção, é utilizada uma tecnologia exclusiva, por meio de um processo completamente computadorizado, que funde um revestimento de liga metálica em uma chapa base feita em aço carbono.

Esse revestimento oferece uma vida útil ampliada a todos os componentes dos equipamentos. Ao ser utilizada para revestir o interior de um chute de transferência, por exemplo, a chapa de desgaste, consequentemente, melhora o fluxo de material.

Entenda como as soluções da Martin resolvem os problemas do setor de Cimento

Empresa do setor de cimento no Texas, nos EUA, resolve problema com solução da Martin

Uma empresa do setor de cimento da cidade de New Braunfels, nos Estados Unidos, contou com a ajuda da Martin Engineering para resolver problemas em uma operação. A Hunter Cement Plant, no Texas, tem uma produção anual de 2,3 milhões de TPY (2 milhões de MTPY). A instalação estava enfrentando entupimento do chute de transferência e backups da correia transportadora de finos úmidos e agregados em seu transportador D-07 parcialmente coberto.

As fortes chuvas sazonais causaram sérios problemas de derramamento e acúmulo no chute, o que interrompeu a produção da planta. Quando o fluxo de material cessou, 2 a 3 colaboradores usaram lanças de ar e britadeiras pneumáticas equipadas com brocas de 2,5 metros de comprimento, o que exigiu de 6 a 8 horas para remover a obstrução, representando um risco potencial no local de trabalho e aumentando os custos operacionais.

A Martin Engineering foi acionada e os nossos técnicos instalaram cinco canhões de ar Martin® Hurricane de 70 litros em dois níveis. Os tanques de 94 lb (43 kg) foram suspensos da estrutura da torre por cabos de aço e conectados ao sistema de ar comprimido existente na planta. Posicionadas estrategicamente ao longo do chute, as unidades disparam uma rajada de ar de até 120 PSI (8,27 BAR) através de um bico de jato em leque com uma boca de 12 polegadas (305 mm) de largura, cobrindo uma área de até 22,6 pés cúbicos (640 litros cúbicos).

Apontada em um ângulo descendente, essa configuração eliminava obstruções com eficácia e assegurava o fluxo de material adequado para minimizar o tempo de inatividade não programado e reduzir a necessidade de limpeza manual.

Após seis meses da instalação dos canhões de ar da Martin, os gerentes da fábrica relatam que a solução diminuiu significativamente os problemas de entupimento e backup, resultando em operação contínua com o mínimo de tempo de inatividade não programado.

Martin Engineering te ajuda a eliminar qualquer problema no setor do Cimento

Nós ajudamos a resolver problemas em plantas de todo o mundo e assim garantir a disponibilidade do transportador de correia. Entre em contato. Teremos prazer em ajudá-lo com suas dúvidas técnicas.

martin-engineering.com.br

e-mail: br_marketing@martin-eng.com

Telefone: (19) 3709-7200