Detectar de forma ágil o desalinhamento da correia é essencial para garantir a disponibilidade do seu transportador e evitar rasgos e outros danos que podem ser catastróficos para a operação.

Um dos maiores problemas que uma operação de transporte a granel pode enfrentar é definitivamente o desalinhamento da correia transportadora. Este é um problema que leva a parada do sistema por muitas horas, o que significa prejuízo para a planta e, até mesmo, riscos à segurança dos colaboradores.

Uma correia desalinhada provoca ainda o derramamento de material e danos à estrutura do transportador. O desalinhamento causa também danos à própria correia, em suas partes laterais, o que reduz drasticamente a sua vida útil. Felizmente, no entanto, esse é um problema fácil de ser evitado se a operação de transporte de material a granel conta com soluções de monitoramento da correia.

A Martin Engineering tem um sofisticado sistema que resolve os seus problemas. Continue lendo e acabe com o desalinhamento da correia transportadora.

Desalinhamento da correia: entenda o que é, segundo o Foundations da Martin Engineering

O desalinhamento da correia é uma alteração na linearidade dela em seu leito dentro do transportador. Geralmente esse problema ocorre por falhas no projeto, na montagem do sistema transportador ou por falta de manutenção. Os especialistas da Martin Engineering estudam os problemas de desalinhamento da correia há décadas e apontam, no livro Foundations™, as principais as suas principais causas.

De um modo geral, a correia transportadora fará um movimento lateral quando tiver mais fricção em um dos lados. Ao encontrar a fricção, essa parte lateral da correia se moverá mais lentamente, o que consequentemente fará com que o outro lado se mova mais rápido. Esse desequilíbrio na movimentação levará ao desalinhamento da correia.

Os fatores que causam o desalinhamento da correia incluem o desnivelamento dos componentes do transportador, carregamento de material fora do centro, acúmulo de material fugitivo nos componentes de rolagem, emendas de correia fracas, dano estrutural causado por operadores de maquinário desatentos, subsidência do solo e muitos outros. É válido ressaltar que essas prováveis causas podem ocorrer de forma simultânea, o que complica ainda mais a identificação do problema.

Na tabela abaixo é possível identificar os principais tipos de desalinhamento bem como suas causas e ações para correção.

Detecte o desalinhamento da correia rapidamente com as soluções da Martin Engineering

Detecte o desalinhamento da correia rapidamente com as soluções da Martin Engineering

Desalinhamento da correia: após identificar as causas, é hora de testar!

Como você pôde notar na tabela acima que são inúmeras as causas para o desalinhamento da correia, bem como as ações recomendadas para resolver esse problema. Para conseguir alinhar uma correia transportadora no centro da estrutura, no entanto, é preciso testá-la. Isso se dará por um processo de ajuste dos componentes do transportador e avaliação das condições de carregamento do mesmo.

Assim, será possível observar qualquer tendência da correia transportadora em fugir do trajeto previsto. O ideal para se conseguir identificar as irregularidades dos componentes do transportador de forma mais precisa e detalhada é utilizar a topografia. Caso a equipe de manutenção não conte com pessoas capacitadas e equipamentos disponíveis para a leitura topográfica, é possível corrigir o desalinhamento da correia com algumas técnicas baseadas em inspeção e ajustes de roletes. Confira a seguir algumas dicas:

Inspeção – ela deve ser iniciada no primeiro rolete logo após a área de maior tensão do transportador, que normalmente é onde a correia deixa o tambor de acionamento. É recomendável fazer os ajustes dos componentes em áreas de baixa tensão, pois possuem maior impacto na correção do trajeto da correia. Nesse sentido, uma boa prática é começar do tambor de acionamento para o tambor de cauda (área de menor tensão), localizando o ponto máximo do desalinhamento e ajustando o quarto, quinto ou sexto rolete um por vez pela parte de retorno anterior a este ponto. Avaliar se houve melhora antes de fazer novo ajuste.

Correia vazia – para evitar potenciais riscos, alinhe a correia transportadora quando ela estiver vazia. Após a conclusão do alinhamento, movimente a correia com uma carga completa e verifique o alinhamento por dois ou três ciclos completos antes de realizar outros ajustes.

Tensionamento – é importante certificar-se de que o peso do contrapeso está em nível adequado conforme o projeto e se está aplicando a tensão corretamente na correia. Se a correia estiver tensionada inadequadamente pelo contrapeso, é provável que haja diversas variações no trajeto.

Projeto – caso o ajuste dos roletes não corrigirem o desalinhamento, deverão ser avaliadas outras causas tais como: carregamento fora do centro da correia, estruturas desniveladas e/ou desalinhadas, emenda fora do esquadro, curvatura excessiva da correia provocada por falha na fabricação ou armazenamento e etc.

Desalinhamento da correia pode ser detectado prematuramente com a ajuda da Martin Engineering

Desalinhamento da correia pode ser detectado prematuramente com a ajuda da Martin Engineering 

Melhor do que ter que resolver um problema grave como o desalinhamento da correia é poder detectá-lo prematuramente, não é mesmo?

Foi pensando exatamente na precisão e agilidade que a Martin Engineering desenvolveu um sistema de monitoramento da correia transportadora: o Sistema Martin RADEC® 4.0 Powered by LLK!

Ele possibilita o monitoramento remoto e extremamente confiável de qualquer desalinhamento de correia. Por meio de um sistema composto de câmeras e lasers, que são instalados internamente, o Martin Radec 4.0 Visão Face Powered by LLK e o Martin Radec 4.0 Contra-face Powered by LLK garantem o correto monitoramento do posicionamento das bordas da correia e de possíveis rasgos centrais.

O Martin Radec 4.0 Vibracional Powered by LLK, por sua vez, é instalado em diversos pontos críticos do transportador e embaixo da correia. Ele detecta rasgos por meio da medição por vibração.

Com o Sistema Martin RADEC® 4.0 Powered by LLK, a planta garante uma redução de riscos aos colaboradores durante a manutenção, a perda de material, o desgaste e rasgo irreversível da correia e o tempo de parada para realinhamento da mesma. No vídeo abaixo você pode ver esse revolucionário sistema da Martin em operação:

http://https://www.youtube.com/watch?v=fDhsxnkGubs

Martin Engineering te ajuda a eliminar o desalinhamento da correia

Nossos engenheiros estão disponíveis para te ajudar resolver esse problema e, com isso, garantir a disponibilidade do seu transportador. Entre em contato. Teremos prazer em ajudá-lo com suas dúvidas técnicas.

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Telefone: (19) 3709-7200