Como selecionar um Raspador de Correia e garantir uma limpeza eficiente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Como selecionar um Raspador de Correia e garantir uma limpeza eficiente

No processo de otimização de uma operação de transporte de material a granel, a escolha do raspador de correia é crucial.  Por isso, neste blog post nós exploraremos os pontos fundamentais, extraídos do nosso Livro Foundations™, para te auxiliar na hora de escolher o raspador ideal para a sua planta, considerando fatores que vão desde a velocidade da correia até as características do material. 

Continue lendo e entenda quais características são essenciais para estabelecer um processo de limpeza eficiente e saiba como o Raspador EcoSafe™ vai elevar a limpeza da sua correia a novos patamares!

Raspador de Correia: fatores essenciais para fazer a escolha certa

No nosso Livro Foundations™, reunimos décadas de experiência no transporte de material a granel e identificamos elementos críticos para a escolha de raspadores de correia. Fatores como a velocidade e largura da correia, largura da carga, diâmetro da polia, características do material e comprimento do transportador são essenciais.

Transportadores mais longos, por exemplo, apresentam desafios adicionais de limpeza devido à ação ondulatória da correia. Aquecimento gerado pelo raspador é outro ponto de atenção em correias curtas, destacando a necessidade de uma seleção cuidadosa.

Além disso, variáveis como espaço disponível, alterações nas características do material, extremos de temperatura, danos na correia e acúmulo de material são cruciais na escolha de um raspador de correia. Avaliar o desempenho desejado, requisitos de manutenção, habilidades de instalação e custos a longo prazo são passos indispensáveis na seleção do raspador de correia ideal.

Por isso, selecionar um sistema de limpeza para uma determinada aplicação requer a avaliação de uma série de fatores. A seguir estão as informações básicas para fazer a escolha adequada:

🟠 Velocidade e largura da correia.

🟠 Largura da carga sobre a correia.

🟠 Diâmetro da polia.

🟠 Características do material (inclusive tamanho da partícula, teor de umidade, temperatura, abrasividade e corrosividade).

🟠 Comprimento do transportador. 

Como selecionar um Raspador de Correia e garantir uma limpeza eficiente

Como dito anteriormente, o comprimento do transportador é uma variável significativa, uma vez que a ação ondulatória da correia, conforme ela se move sobre as roldanas, causa a fixação das partículas pelo material e sua compactação na correia.

Em transportadores longos de uso terrestre, esse efeito pode ser significativo. Por esse motivo, os transportadores mais longos são quase sempre mais difíceis de limpar do que os que possuem correias mais curtas. Estas, por sua vez, e as correias vazias, deixadas em operação por longos períodos, podem sofrer problemas com aquecimento gerado pelo raspador da correia.

Uma lâmina em contato com a correia gerará aquecimento devido à fricção da correia contra a lâmina. As correias deixadas em operação por muito tempo sem carga podem causar aquecimento acumulado na lâmina e em seu mecanismo de retenção, reduzindo sua vida útil ou danificando o suporte.

Ou seja, essas variáveis adicionais que podem afetar o desempenho ideal do raspador de correia devem ser analisadas na escolha do sistema de limpeza, bem como:

🟠 Espaço disponível para instalação e serviço.

🟠A possibilidade de alterações nas características do material (p.ex., de molhado e aderente a seco e fragmentado).

🟠Extremos/limites graves de temperatura.

🟠Cortes, fendas, riscos ou rachaduras na superfície da correia, por desgaste ou mau uso.

🟠Emendas mecânicas danificadas, sólidas ou numerosas.

🟠Vibração da correia, a partir de acúmulo de material nas polias frontais e em outros componentes de rolamento, dificultando a permanência do raspador em contato com a correia.

🟠Material que aderirá ou se envolverá no equipamento de limpeza.

🟠Acúmulo de material no chute de desvio.

Como selecionar um Raspador de Correia e garantir uma limpeza eficiente

Raspador Martin® EcoSafe™: garanta uma limpeza eficiente e a disponibilidade do seu transportador

Agora que entendemos os fundamentos importantes para a escolha de um raspador de correia, chegou o momento de você entender porque o Raspador Martin® EcoSafe™ vai elevar a limpeza da sua operação a novos patamares. Ele foi desenvolvido para enfrentar as situações mais comuns e os grandes desafios em sistemas transportadores, oferecendo vantagens significativas:

🔶Segurança: Um novo sistema de troca-rápida permite a substituição das lâminas de forma segura pelo lado externo do chute, reduzindo a exposição dos operadores.

🔶Sustentabilidade: Com menor impacto ambiental, o Martin® EcoSafe™ reduz as emissões de CO2 durante a fabricação e minimiza o descarte de material (poliuretano) ao final da vida útil da lâmina.

🔶Eficiência: Projetado para máxima limpeza sob condições severas, contribuindo para a produtividade e vida útil prolongada da correia.

🔶Produtividade e Lucro: Minimiza os tempos de parada para manutenção, otimizando a operação e prolongando a vida útil dos componentes do transportador.

🔶Compatibilidade e Inovação: Intercambiável com tensionadores e trilhos atuais, sem necessidade de alterações na posição.

Além do Raspador Martin® EcoSafe™, a Martin Engineering oferece ainda dois complementos que elevam ainda mais o desempenho da limpeza na sua planta. Com o Martin Indicador de Posição N2® você aprimora o controle e eficácia do raspador. E já com o Sistema de Tensionamento Pneumático sua operação garante o ajuste ideal do raspador de correia, maximizando sua eficiência.

Martin Engineering garante uma limpeza eficiente na sua correia 

Selecionar o raspador de correia adequado é essencial para a eficiência e durabilidade do seu sistema transportador. Com os ensinamentos do Livro Foundations em mente, combinados com a inovação do Raspador Martin® EcoSafe™, a sua operação pode alcançar níveis mais altos de segurança, sustentabilidade e produtividade.

Invista no futuro do seu transportador com a Martin Engineering. Entre em contato. Teremos prazer em ajudá-lo com suas dúvidas técnicas.

martin-engineering.com.br

e-mail: br_marketing@martin-eng.com

Telefone: (19) 3709-7200

Marketing Brasil Martin Engineering

Marketing Brasil Martin Engineering

Participe. Deixe seus comentários!

Junte-se a mais de 3.226 pessoas e contando...

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

32 anos no Brasil

Líder incontestável em soluções de manuseio de materiais a granel

Sobre a Martin

A Martin Engineering é líder mundial no auxílio às indústrias de manuseio de materiais a granel, como as indústrias de mineração, cimento, carvão, aço, entre outras, para que seus processos sejam mais limpos, seguros e produtivos.

Conteúdo Rico