A Martin Engineering é especialista em resolver problemas envolvendo transporte de materiais a granel em todo o mundo.

E a cada dia tem desenvolvido através da tecnologia, novas maneiras de solucionar questões de carryback, material fugitivo, pó, desalinhamento de correia e problemas de fluxo de materiais. 

Uma das ferramentas que tem rendido grande sucesso é a Chapa de Desgaste Arcoplate®, uma placa que pode ser aplicada conforme a necessidade da produção. 

Conheça agora o case desta cimenteira localizada em São José do Mixira, Brasil.

Este possuía problemas de desgaste que atrapalhavam o transporte de materiais, mas com o uso da Chapa de Desgaste resolveu esta situação de forma eficaz.

Confira a história completa. 

Os problemas enfrentados pela empresa

Uma fábrica de cimento em São José do Mixira, leste do Brasil, passava por problemas de desgaste na parte inferior da caçamba de sua escavadeira.  

A máquina é submetida à trabalhos pesados e o ambiente de trabalho mais severo é o carregamento no galpão de clinquer e escória.

Como o ambiente é extremamente agressivo, a concha não resistia por muito tempo à abrasividade na parte externa ao raspar a escória entre o piso.

Como foi usado a Chapa de Desgaste

Foram instaladas chapas de desgaste Martin® Arcoplate™ 1600 com espessura 13mm na curvatura da caçamba, protegendo toda a parte inferior do desgaste prematuro.

A construção em camadas combina uma placa de base de aço de 7 milímetros com uma camada superior de liga resistente ao impacto e à abrasão com 6 mm de espessura e uma dureza de 725Hv – 60Rc – 650BHN com excelente resistência ao desgaste. 

Os resultados obtidos

Depois de 4.325 horas (72 dias) de trabalho, a chapa de desgaste Arcoplate™ manteve a caçamba da escavadeira protegida, sem necessidade de manutenção ou tempo de inatividade devido ao desgaste.

O cliente relata que está muito satisfeito com o produto e serviço e, devido aos bons resultados obtidos, mostrou interesse em aplicar a tecnologia Arcoplate™ em outras aplicações e equipamentos.