Após dois anos pandêmicos e turbulentos, chega o momento do cenário mineiro se recompor de vez!
Especialistas ressaltam que o setor de mineração está cotado para ser o grande impulsionador da retomada da economia brasileira.
Estima-se que a contribuição da mineração para o PIB em 2021 tenha sido de de 2,68%, enquanto para o 2022 o crescimento previsto é de 2,65%, segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, FIEMG.
Com um cenário extremamente positivo, as projeções para 2022, com a vacinação completa e retomada total das atividades, são as melhores possíveis para o setor!
A estimativa do IBRAM é que, entre 2021 e 2025, haja uma entrada de 41 bilhões de dólares no setor mineiro brasileiro. O destaque fica para o Estado de Minas Gerais, que tem a previsão de receber investimentos totais de 13 bilhões de dólares, seguido pela Bahia, que deverá receber 11 bi de dólares no mesmo período. O cenário também é promissor para o setor de máquinas e peças para a mineração, que deverá ficar muito aquecido.
De acordo com o Instituto, em 2021, a atividade de mineração no estado do sudeste cresceu 16,1% neste ano e deve crescer 6,51% em 2022, segundo o estudo.
No quesito financeiro, de acordo com relatório realizado pela XP, o esperado para o ano de 2022 é que:
“Os preços do minério de ferro (“Mfe”) se mantenham nos níveis atuais, com base em um crescimento de demanda de aço na China estável (em comparação a 2021), visto que não esperamos novos grandes planos de estímulo do governo como no passado. Vemos um pequeno aumento na oferta da commodity no mundo (principalmente impulsionado pela Vale), compensado por um aumento na demanda global de aço em países fora da China (especialmente nos EUA e na Europa, apoiado por planos do governo para aumentar os gastos com infraestrutura).”
O diretor-presidente do IBRAM, Flávio Ottoni Penido, afirmou que pelos investimentos em inovação tecnológica, pelo aprimoramento das práticas de ESG e por meio de outras iniciativas, o setor mineiro está diante de uma nova etapa no relacionamento entre mineradoras e as pessoas. Cada vez mais envolvidos com os interesses sociais da população.
“É assim que estamos construindo a mineração do futuro no Brasil”.
Para acessar os dados e números do setor em 2021, clique aqui.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções.