Problemas com raspadores são comuns, mas causam grandes transtornos para uma produção. Veja um case de sucesso da Martin que auxiliou uma empresa a solucionar essa situação com o sistema de lâmina automatizada.
O PROBLEMA
Uma grande empresa mineradora brasileira estava experimentando graves problemas de material de retorno nos transportadores que enviavam minério de ferro ao lançador do shiploader.
A operação processa cerca de 65 milhões de toneladas de minério em dois locais, usando um total de 38 transportadores cujos tamanhos variam de 48 a 72 polegadas (121,9 cm a 182,9 cm), e que operam com velocidades de 4,5 a 5 m/s (14,8 pés/s a 16,4 pés/s).
Os raspadores com tensionador de mola existentes não conseguiam remover de forma eficaz a carga aderida, causando extensos derramamentos que apresentavam um risco potencial de segurança e requeriam uma limpeza regular da carga pesada e pegajosa.
O material fugitivo também aderia aos roletes e a outras partes móveis, o que resultava em desgaste prematuro do equipamento, maior tempo de inatividade e aumento das despesas operacionais.
A SOLUÇÃO
Os técnicos da Martin realizaram uma auditoria no transportador para avaliar o problema e determinar uma solução.
Conclui-se que aquela operação era uma boa candidata para o novo Automated Blade System (Sistema de Lâmina Automatizada – ABS), um sistema de tensionamento pneumático automatizado para raspadores de correia.
O novo projeto da Martin Engineering proporciona monitoramento e tensionamento precisos em todas etapas de vida útil da lâmina automatizada, melhorando o desempenho de limpeza e reduzindo a mão de obra.
O RESULTADO
Após a instalação dos raspadores primário e secundário com novo sistema de tensionamento, os resultados logo se fizeram evidentes.
Tanto o material de retorno quanto o derramamento foram drasticamente reduzidos, evitando a perda de milhares de toneladas de material.
Os operadores reportaram vida útil mais longa da correia e componentes, redução do tempo de manutenção e melhora da segurança.
“Os raspadores pneumáticos nos proporcionam estabilidade e confiabilidade”, declarou o Gerente de Manutenção.
“Os operadores não reportaram nenhum problema com os raspadores auto ajustáveis e já temos planos para a instalação de unidades adicionais durante o próximo ano”.