Os transportadores de correias são os “funcionários” que mais trabalham dentro das empresas.
Eles geralmente não param, funcionando 24 horas por 7 dias na semana, praticamente o ano todo. Mas de tempos em tempos, é necessário fazer uma pausa no transportador para a realização de manutenção.
Não importa quão bem projetados e construídos sejam, os transportadores e seus componentes demandam manutenção regular para manterem o máximo desempenho em todos os níveis de projeto.
A importância da manutenção
Como os transportadores de correia são, com frequência, a linha mestra de uma operação, a disponibilidade (ou vida útil) desses sistemas possui impacto direto nos lucros da planta.
Logo, paradas que não estão programadas e quebras inoportunas, geram um transtorno para toda a linha e atrapalham o trabalho de todos os envolvidos.
Por isso é importante realizar manutenções preventivas e regulares em todos os equipamentos do transportador.
Essa atitude traz mais segurança e durabilidade para os equipamentos e colaboradores que trabalham diretamente com o mesmo. Além de evitar custos dispendiosos e desnecessários, que podem levar a diminuição dos lucros e o aumento de custo das operações.
Um serviço de manutenção eficiente e pontual tem como objetivo diminuir estes custos em toda a operação.
Ironicamente, as fábricas que “cortam caminho” ou que “economizam” nas atividades de manutenção e limpeza normalmente terminam gastando mais a longo prazo, em termos financeiros e ambientais, por terem que lidar com material fugitivo em suas instalações, por exemplo.
O segredo para minimizar essas paradas não programadas é um serviço de manutenção eficiente.
Com todas as manutenções a serem feitas, sendo antecipadamente programadas e agendadas.
Mas os serviços de manutenção não devem ser feitos de qualquer maneira, cada peça ou etapa exige uma abordagem específica e detalhada.
Ler os manuais e utilizar profissionais que entendem do assunto, são práticas importante para que os ajustes necessários sejam feitos de maneira eficaz e sem causar dificuldades futuras.
Os custos gerados por manutenções que não foram programadas
Cada situação é diferente, mas é claro que tratar do sintoma em vez da causa gera custos repetitivos devido ao tempo inoperante do transportador. As interrupções não programadas são bastante dispendiosas para uma fábrica.
O custo de um serviço é de três a sete vezes maior em uma parada de emergência do que em uma parada programada.
Ao calcular o custo do tempo ocioso, as despesas comuns incluídas são:
A. O custo de uma oportunidade perdida.
B. Custo de aquisição dos componentes para substituição.
C. Custo do trabalho de manutenção.
D. Custo do prestador de serviço.
E. Taxas de consultoria e engenharia.
F. Custos de teste e análise.
Todos esses pontos acabam gerando para uma fábrica pequena, por exemplo, um custo exorbitante e que em grande parte das vezes poderia ser evitada com uma manutenção preventiva no tempo correto.
Saiba como a Martin pode ajudar a solucionar esse problema
A Martin Engineering possui diversas soluções que foram desenvolvidas com alta tecnologia, alta durabilidade e menor custo de manutenção.
Para cada ponto do transportador, a Martin dispões de soluções que aumentam a eficácia e produção, de forma a não ter paradas não programadas e demandar menos manutenções ao longo de sua vida útil.
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