Práticas para manter proteções no lugar e obedecer sinalizações reduzem os riscos durante o manuseio de materiais no entorno de transportadores industriais

Por conta das suas características mecânicas e elétricas, transportadores de correia podem representar um elevado grau de risco à segurança. Por isso, tanto a operação e manuseio de materiais ao redor destes equipamentos, quanto a manutenção e limpeza deles, devem ser feitas por pessoal treinado e atento às normas de segurança.

Segundo pesquisa no User’s Guide to Conveyor Belt Safety (Guia de Segurança do Usuário de Transportador de Correia) da Comissão Sanitária e de Segurança do Trabalho de Quebec, Canadá, um grande número de acidentes ocorreu durante a limpeza (30%) ou durante manutenção ou perto de uma correia transportadora em movimento (26%). Acidentes ocorridos durante outras atividades de manuseio de materiais como triagem ou embalagem foram menos frequentes (12%).

30% dos acidentes com correias transportadoras ocorrem durante a limpeza, enquanto 26% acontecem durante a manutenção

Porém, as técnicas corretas de manuseio de materiais e de limpeza de transportadores de correia podem contribuir para redução significativa de acidentes de trabalho. E, claro, junto com o treinamento em práticas seguras de operação, que criem uma cultura de segurança.

Por isso, te convidamos a conferir métodos seguros para o manuseio de materiais e limpeza perto das transportadoras:

1. Caminhe apenas em locais seguros

Segundo o Manual Técnico para Segurança e Proteção de Transportadores de Correia Especificação, Instalação e Manutenção da Vale, por exemplo, o recomendado é que apenas áreas especificamente designadas para andar sejam usadas para isso.

Ou seja, passar de um lado ao outro de uma transportadora de correias num salto, nem pensar. O apropriado é usar sempre as passarelas próprias para isso. Quando não houver passarelas ou coberturas, a travessia é permitida somente contornando uma das extremidades do transportador.


A limpeza destes resíduos também pode oferecer riscos aos trabalhadores quando
feita manualmente

2. Transportadores são para manuseio de materiais

apenas para o manuseio de materiais a granel! Transportadores de correia não foram feitos para o transporte de pessoas, ferramentas ou qualquer outro material. Portanto, quem faz o manuseio de materiais deve evitar as ‘caronas’ na esteira do transportador ou deixar ferramentas sobre a correia, ainda que ela esteja desligada.

3. Proteções no lugar

Todas as coberturas de proteção e tambores devem ser mantidas no lugar enquanto o transportador estiver operando. Caso seja necessária a remoção de alguma destas peças, isso deve ser feito com a máquina desligada. Além disso, a proteção precisa ser remontada antes que o equipamento volte a funcionar.

4. Limpeza com segurança

A limpeza das máquinas e dos derramamentos, que ocorrem no entorno dos transportadores durante o manuseio de materiais, é fundamental. Assim, é possível garantir a segurança da operação e evitar que trabalhadores tropecem, caiam e corram o risco de ficarem presos em correias.

Entretanto, a limpeza destes resíduos também pode oferecer riscos aos trabalhadores quando feita manualmente. Isso porque pás e vassouras usadas para manuseio de materiais são ‘extensões’ dos braços e aumentam o risco de contato com os transportadores.

Considerando estes dois fatores, o livro Foundations da Martin Engeneering lista algumas boas práticas para redução de acidentes no manuseio de materiais perto de transportadores de correias.

  • Instale e monitore sistemas para evitar ou minimizar o derramamento de materiais dos transportadores;
  • Siga as práticas de desligamento apropriadas durante limpeza, como o método Travar/Etiquetar/Bloquear/Testar;
  • Use tecnologias disponíveis para substituir ou complementar a limpeza manual, recolhendo materiais mecanicamente sempre que possível;
  • Recomenda-se também que a limpeza manual só deve ser feita com o transportador de correia parado e bloqueado, com exceção da limpeza com jato d’água ou outro sistema. Neste caso, o transportador industrial deve ter proteção que impeça contato acidental do colaborador com as partes móveis.

5. Sinalização máxima

Muitas situações potencialmente perigosas não podem ser controladas apenas com proteções, equipamentos de proteção individual ou procedimentos padrão. Neste caso, sinalização eficaz é sinônimo de mais segurança. Os sinais servem como lembretes, ajudam a identificar os equipamentos de segurança, orientam as pessoas para saídas seguras e ajudam a comunicar as políticas de segurança e proteção.

Esperamos que com essas técnicas seus colaboradores estejam ainda mai seguros, evitando riscos à saúde.