Garantir o funcionamento das correias transportadoras evita grandes perdas e custos de manutenção

Manter as correias de esteiras transportadoras funcionando perfeitamente significa fazer com que estejam alinhadas. Primeiramente, seu alinhamento consiste em manipular os componentes para que as correias funcionem centradas, no centro da estrutura. Isso é o que diz o livro Foundations: Fundamentos de Segurança com Transportadores de Correia.

Assim, ter esteiras transportadoras funcionando corretamente é sinônimo de produtividade. Além de redução de custos e durabilidade do transportador industrial garantida.

Ainda, é essencial considerar que correias transportadoras trabalhando da maneira correta equivalem a riscos reduzidos aos funcionários durante a operação e manutenção.


Entenda as principais causas de desalinhamento e como evitá-las

Causas do desalinhamento das esteiras transportadoras 

O desalinhamento das esteiras transportadoras, geralmente resultados das correias, pode ocorrer por diversos motivos. Entre eles, estão:

  • Guias soltas do tensor;
  • Acúmulos de material fugitivo na curva do tensor e nas polias do contrapeso;
  • Queda de rolamentos das polias;
  • Ou uma condição de descentralização ou desnível da polia do contrapeso.

A queda de materiais é outro risco não apenas para a segurança dos trabalhadores… Mas para o bom funcionamento das coreias transportadoras.

O engenheiro mecânico Rafael Lima ainda ressalta que a vida útil de um transportador de correia depende das condições de operação do equipamento. Bem como de uma manutenção e inspeção de boa qualidade.

Lima descreve algumas das possíveis causas dos problemas e soluções para o alinhamento das correias em duas diferentes situações. Ou seja, quando a correia se desvia para um lado em um mesmo ponto. Ou quando o transportador trabalha irregularmente ao longo do percurso.

Abaixo, alguns destes pontos descritos pelo engenheiro:

 1. Quando a correia sai do curso no mesmo lado 

  • Estrutura do transportador não está alinhada: resolve-se endireitando a estrutura;
  • Rolos empenados: caso o travamento não seja por acúmulo de material, substituir os roletes;
  • Linha de centro dos roletes não coincide com a do transportador: verificar qual dos roletes está desalinhado e corrigir a falha.

2. Quando o transportador trabalha irregularmente ao longo do percurso

  • Correia pouco flexível: trocar transportador, reduzir o contra-peso ou a tensão.

A vida útil de um transportador de correia depende das condições de operação do equipamento, bem como de uma manutenção e inspeção de boa qualidade

Produtos para manter correias das esteiras transportadoras alinhadas  

Algumas peças podem ajudar no controle das correias transportadoras. Assim, evita-se que elas se desalinhem.

Certos produtos fornecem ajuste imediato e preciso para manter a correia transportadora perfeitamente alinhada. Isso suporta o estresse causado em correias mais largas por carregarem mais material em altas velocidades. Estes produtos previnem danos e estendem a vida útil do transportador. Além de que reduzem o derramamento de material e minimizam o desgaste do equipamento.

Outra possibilidade são alinhadores que detectam a direção da correia e se auto ajustam mantendo a correia na posição ideal.

Confira alguns destes produtos que com a orientação correta de um engenheiro podem fazer a diferença na produtividade do seu transportador industrial:

  • Martin Tracker:

Este equipamento da Marting Engineering atua onde outros dispositivos de alinhamento de correia falham. Portanto, reduz danos à borda, previne derramamento e aumenta a vida útil da correia. Ele mantém o transportador alinhado com ajustes contínuos e automáticos. E está disponível em três modelos para atender as necessidades de cada aplicação.

  • Martin Tracker Reversível:

Este equipamento da Martin Engineering faz o ajuste preciso, imediato e contínuo das correias reversíveis de difícil alinhamento. Ele centraliza efetivamente a correia independente da direção de percurso. Para isso, utiliza uma roda propulsora que detecta a direção de percurso da correia e ativar os cilindros de detecção na ponta específica.

  • Rolete de retorno EVO:

É um rolete, montado sobre trilhos que oferece manutenção e substituição mais rápidas e seguras, por um lado só do transportador.

  • Alinhador Roller Tracker:

É um alinhador de qualidade superior de alta durabilidade que opera em correias reversíveis.

  • Chaves de desvio da correia:

Instaladas em ambos os lados da correia nas extremidades de carga e descarga dos transportadores. E em outros locais ao longo do transportador. Afinal, servem para indicar o desalinhamento da correia. Estes dispositivos não eliminam o desvio, apenas desligam o sistema quando o desalinhamento é tão grande que põe em risco a correia.